• blog
  • Contato
  • Sobre

Espalhar o medo é a Gota d’Água

hugoserrano em 18th November 2011

AVISO IMPORTANTE: Vê só… Sem querer ser chato, mas já sendo… esse texto é longo, cheio de dados e informações. Para quem não está acostumado a ler mais que dois parágrafos sobre um mesmo assunto isso aqui será uma verdadeira tortura. Vá por mim! Se você é desses, melhor pular para o próximo post do Jô Suado. Se você resolver continuar, num vem reclamar depois.

Um vídeo com o título de Gota d’Água, apresentado por diversos artistas famosos, espalhou pelas redes sociais medo e terror sobre a construção da Usina de Belo Monte. Um vídeo em tom alarmista e com um monte de rostos conhecidos descrevem a construção da usina como uma catástrofe ambiental sem precedentes tal qual um daqueles filmes de Holywood.

Então, para tentar trazer esse debate para o campo das ideias e talvez acalmar um pouco aqueles que já estavam correndo para as colinas, resolvi escrever um (não tão) pequeno texto. Não que eu seja especialista no assunto ou algo assim. Eu apenas parei para pesquisar um pouco e tentar saber o que tem de verdade ou não no vídeo.

Em tempos de 140 caracteres, o texto é pode parecer  longo mas se você viu o vídeo e ficou assustado(a), talvez valha a leitura (eu mesmo já li várias vezes ).

Para começar. eu gostaria que vocês conhecessem uma técnica clássica de propaganda utilizada principalmente na política (nada contra você, viu Regina Duarte?). O FUD (do inglês Fear, Uncertainty and Doubt) ou em bom português ”Medo, Incerteza e Dúvida” [1]. Essa é uma tática usada em política, marketing e propaganda e que tem como objetivo disseminar informações imprecisas ou falsas confundindo ou amedrontando as pessoas com único objetivo de fazê-las acreditar em um argumento.

Assim que o vídeo começou eu pensei: “FUD!!”  mas continuei prestando atenção. Fiquei curioso para saber se os atores globais (1) estavam desinformados, (2) haviam sido contratados por alguma organização interessada em espalhar esse medo ou (3) as duas coisas. É certo que o debate sobre os impactos socio-ambientais da construção da usina são relevantes. Mas é fundamental que esse debate seja feito com base em dados (e fontes) e não apenas a partir de um vídeo cheio de famosos.

Agora que vocês já sabem do que se trata o vídeo, vamos ao texto propriamente dito. Ele está dividido em duas partes, a primeira sobre as alternativas à usina apresentada no vídeo e a segunda sobre a Usina de Belo Monte.

1a parte

O primeiro ponto que quero destacar é sobre fontes de energia renováveis (como a energia hidrelétrica) [2] e energia eólica [3].  Veremos que apenas 5 países do mundo conseguem extrair mais do que 5% de sua produção total das fontes eólicas. Dinamarca (19%), Espanha e Portugal(11%), Alemanha e Irlanda (6%) [4]. No que diz respeito a produção de energia a partir de fontes renováveis, o Brasil atualmente ocupa o 3o lugar no ranking [5] por conta de suas usinas hidrelétrias.

Além disso, achei relevante trazer outras informações sobre a energia solar e eólica, apontadas no vídeo como alternativas à Usina de Belo Monte:

  • A Alemanha é um dos países mais desenvolvidos do mundo e o que mais produz energia de fontes renováveis não-hidrelétricas. São mais de 21 mil (!!) turbinas eólicas produzindo apenas 6% da energia que consomem [6]. Já a energia solar é responsável por 2% do consumo [7]. Por outro lado, mais de 3/4 (78%) da energia consumida na Alemanha vêm de termelétricas [8].
  • A energia solar ainda não é uma fonte de energia economicamente viável para produção em larga escala pois o custo de produção é até três vezes superior ao da energia produzida por uma usina hidrelétrica por exemplo [5].
  • A China é o maior produtor mundial de energia de fontes renováveis e o maior produtor de energia eólica. Entretanto, apenas 41.8 TWh [9] dos 4190 TWh consumidos na China (menos de 1%) vêm das turbinas eólicas [10]

 2a parte

Em entrevista, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética destaca que o projeto original da Usina foi modificado para reduzir o seu impacto socio-ambiental [11]. Em relação ao projeto original, o novo projeto prevê   uma redução de 2/3 na área que seria alagada originalmente através da construção de canais. A construção desses canais vai causar uma redução de 7,5% na sua capacidade de produção de energia mas reduz a área de alagamento, reduzindo o impacto da obra.

Nesse novo projeto, haverá apenas uma redução na vazão do rio nessas regiões mas que continuará sendo suficiente para atender às comunidades da região. Diga-se de passagem, a população total indígena diretamente afetada pela usina é de 226 pessoas [12].

A área total alagada para a construção da usina será de 516Km² [13] do total de 26.420Km² (menos de 2%) do Parque Nacional do Xingu [14]. Se levarmos em conta a área total da Floresta Amazônica isso dá 0.009% [15]. Para fins de comparação, 2010 foi o ano com o menor índice de desmatamento na Amazônia com 7400 Km² [16]. Isso corresponde a 14 vezes a área a ser alagada para a construção da Usina de Belo Monte que trará emprego e desenvolvimento para a região e para o país como um todo.

 

[UPDATE]
Realmente temos um potencial eólico enorme. Temos uma costa imensa e uma área territorial como poucos países no mundo. A questão toda está aí: potencial! Leva-se muito tempo para se construir um parque eólico e cada parque, individualmente, tem um potencial pequeno. O BNDES está financiando 51 projetos (total de R$ 4,1 bilhões) [17]  para construção de novos parques com potencial instalado total de 1369 MWh, muito pouco ainda para o que precisamos.

O Brasil está investindo muito em fontes alternativas de energia como as usinas de biomassa e eólicas mas essas fontes de energia são complementares. O custo de produção de energia por aerogeradores é muito alto comparado com o da energia hidrelétrica. No último leilão de energia elétrica que houve, o valor do MWh foi vendido a R$ 99,58 [18]. Detalhe que as eólicas que venderam a energia por esse preço nem estão em funcionamento ainda. O preço-teto ( maior valor que poderá ser cobrado em um leilão) do MWh produzido por Belo Monte será de R$ 81,00 [19].

Atualmente, a situação da energia eólica é como a dos carros elétricos. Eles são melhores do ponto de vista ambiental mas são mais caros e têm menor autonomia e por isso não são uma alternativa para substituir os carros convencionais ainda. Mesmo assim é preciso investir nessa tecnologia pois quanto mais carros elétricos tivermos, melhor. A substituição será gradativa mas deve acontecer no futuro. Até lá, continuamos dependendo dos carros convencionais.

–

Em resumo, eu sou a favor do debate sobre o assunto desde que baseado em dados e informações. Sou a favor do desenvolvimento do país de forma sustentável e com o menor impacto socio-ambiental possível. Mas sou totalmente contra o terrorismo feito pela mídia e pelo sectarismo de setores da sociedade que não são capazes de compreender a importância da usina para o desenvolvimento nacional.

Tags

  • belo monte
  • gota d'agua

    55 Comentários

  1. Tiago Romaguera says:
    18/11/2011 at 22:15

    Não gosto muito de me envolver com essas questões não, mas quando vejo que a mídia veicula somente o que quer, deixando de mostrar o lado positivo das coisas, como a mudança de projeto de usina de reservatório para fio d'água, o investimento de quase R$ 4 bilhões em projetos socioambientais de contrapartida the Norte Energia para a região, que vale lembrar não fosse a hidrelétrica, nunca teria um volume tão grande de investimentos. É fácil pessoas que nunca foram morar na floresta, como eu tive a oportunidade de morar, falar em desmatamento de hidrelétrica e tal e negligenciar o desmatamento por conta de comercialização ilegal de madeira – pelos próprios índios na maioria das vezes – e para a pecuária e agricultura, que beneficiam apenas seus proprietários e não toda a nação, no caso das hidrelétricas. Pude conviver com índios e ter a obra invadida duas vezes por eles, que querem condições melhores de vida, saúde, transporte e de se sustentarem. Quem quer que eles continuem vivendo de subsistência e andando a pé, pelo visto é só a Funai. Só queria transmitir outra visão do "problema" para vocês pensarem e se se interessarem de verdade, pesquisarem na internet um pouco mais para formarem opiniões próprias!

  2. Tiago Romaguera says:
    18/11/2011 at 22:15

    Agora querem saber o real motivo de toda essa divulgação, mídia e “sensibilização” internacional e principalmente estadudinense? Porque a região norte do Brasil é abastecida por termelétricas a base de combustíveis fósseis. E de onde vêm esses combustíveis? De contratos bilionários entre as gigantes petroleiras dos EUA com o governo brasileiro. Perto desse contrato, a venda de gasolina em postos é dinheiro de pinga. Com Belo Monte e a futura interligação do sistema norte com o SIN, não será mais necessário a produção em massa dessas termelétricas e conseqüentemente seu fornecimento bilionário de combustíveis. Ou de onde vocês acham que vem todo o dinheiro das campanhas contra Belo Monte? O interesse internacional e the Globo? Já houve até guerra por conta de petróleo.

  3. Tiago Romaguera says:
    18/11/2011 at 22:16

    Por que já não fizeram um vídeo comovente para esses desmatamentos que preocupam até hoje? Por que se preocupam com 640 km2 que vão gerar energia elétrica durante 30 anos? Daria uma taxa de 20 km2 ao ano! Sendo que dessa área, 60% já são normalmente inundadas durante as cheias do rio Xingu. Antigamente se construíam enormes barragens para se represar a água durante a época de chuva e aproveitá-la no período the seca. Belo Monte, visando diminuir esses impactos ambientais, mudou seu projeto inicial de mais de 20.000 MW de potencia instalada – caso se construísse um reservatório aos moldes de Itaipu – para 11.233 MW deixando de existir um reservatório de regulação para gerar apenas com o fluxo normal do rio, as chamadas usinas a fio d'água. Por isso ela não gerará a energia instalada o ano inteiro, como nenhuma usina hidrelétrica é capaz de gerar. Será construído um canal em um igarapé que é normalmente alagado durante as cheias, minimizando ainda mais os impactos socioambientais. Ela terá uma energia firme de cerca de 40% do total instalado. E vocês acham que as energias solares e eólicas também não têm essa taxa de aproveitamento? Essas energias são menos eficientes ainda em vista das hidrelétricas. E para gerar energia equivalente também terão que ocupar uma grande área ou vão onde acham que são instaladas as placas fotovoltaicas e os enormes aerogeradores? Sou contra inundar uma área enorme de floresta ou qualquer outra vegetação como faziam antigamente para gerarem pouca energia elétrica. Mas Belo Monte foi modificada para isso, para reduzir os impactos socioambientais, pois a população que deverá realocar já vivem em níveis do rio que são atingidos pelas cheias. A cota máxima the hidrelétrica será de 97m acima do nível do mar enquanto que durante as cheias esse nível chega a atingir 98m. A volta grande do Xingu, onde vivem os índios, não será inundada e terá sua vazão regulada e controlada, mantendo o regime das cheias e seca, porém com uma vazão equiparada com a vazão média do rio, inexistindo as cheias nesse trecho.

  4. Rafael Griffo Goes says:
    18/11/2011 at 22:43

    Para a galera que saiu compartilhando o FUD por aí. Se alguém pagou tanto rosto conhecido para um video desses, é porque tem treta! E quer preservar a amazônia? Pare de comer carne, já que 70% do desmatamento é para criação de gado.

  5. Waldyr Felix says:
    18/11/2011 at 22:52

    Engraçado é que eu também pensei a mesma coisa quando vi esse video a primeira vez.
    "O que a Globo quer com isso?" É muita apelação para ser somente em prol dos índios, do meio ambiente ou qualquer outra coisa. Como o amigo Thiago Romaguera falou nos comentários o interesse é puramente capitalista, se não fosse não contratariam horas de gravação de uma duzia de atores carissimos pra fazer isso.

    Devemos lembrar que as organizações Globo só tem um interesse, ganhar dinheiro. Pouco se importando se o que veícula é verdade ou mentira, se está certo ou errado e deu provas disso ao apoiar a ditadura militar, a candidatura de Collor, o impeachment do mesmo Collor e o governo de Lula anos depois — quem diria não?

    Olhem sempre com desconfiança sobre tudo o que vem da Globo, existe muito poder por traz do que se passa na TV, que é o meio de maior influencia em massa que temos no mundo.

    Boa sorte pra quem apoiar essa campanha.

  6. Hugo Serrano says:
    18/11/2011 at 23:49

    Excelentes colocações, Tiago. Fico feliz de saber que compartilhamos da mesma opinião, principalmente por você conhecer de perto a questão. Esse texto escrevi a partir da minha indignação com a superficialidade no vídeo e por perceber claramente que haviam interesses grandes por trás dele.
    Obrigado pela sua importante contribuição ao debate!

  7. Hugo Serrano says:
    18/11/2011 at 23:53

    Tiago! Se você puder colocar algumas referências para essas informações que você passou seria muito legal. Assim poderíamos enriquecer o texto com as tuas colocações e ajudar a desmascarar os verdadeiros interesses por trás desse vídeo.

  8. Tiago Romaguera says:
    18/11/2011 at 23:57

    Hugo Serrano Eu tenho conhecimento do projeto como um todo, tendo em vista q o local onde trabalho é um dos acionistas do empreendimento em questão. A maioria desses dados "energéticos", como as cotas, potência gerada, vazões do rio, etc… faz parte do projeto básico, assim como é parte integrante também do relatório de estudos de impactos ambientais.

  9. Renan De Araújo Azevedo says:
    19/11/2011 at 00:03

    Parabéns pela iniciativa. Essas praticas terroristas não devem prevalecer.

  10. Pieter van der Meer says:
    19/11/2011 at 04:12

    É isso aí!
    O importante é promover o debate fundamentado em dados e fatos, e não apenas suposições e boatos.
    Ser contra ou a favor, isso é pessoal. Mas creio que existam sim motivos de preocupação, principalmente em relação a custo-benefício. Será que seria a opção mais viável para geração de energia hidrelétrica? Ou existiriam outras possibilidades mais baratas / eficientes em outros pontos do Brasil?!

    Além disso, não podemos ser simplistas em dizer que a energia eólica e solar são mais "limpas" que a hidrelétrica.
    Os painéis solares são compostos de componentes cuja composição não é das mais limpas.
    Da mesma forma, para gerar a energia equivalente a uma usina hidrelétrica, seriam necessárias milhares de turbinas eólicas. Que poluem a paisagem, causam grandes impactos na avifauna e ainda problemas de ruídos.
    Outro aspecto é que estas fontes de energia são muito mais caras.

    Aí resta a questão aos ambientalistas de plantão… vocês pagariam 300% a mais na sua conta de luz para ter uma energia renovável, limpa, certificada, etc, na sua casa?

    Vc estaria disposto a reduzir o seu consumo de energia?
    Creio que esta seria a ÚNICA solução para evitar construção de novos empreendimentos geradores de energia elétrica, sejam usinas nucleares, termoelétricas, hidreléticas, parques eólicos, etc.

  11. Bárbara Accioly says:
    19/11/2011 at 04:30

    Usar dados da Alemanha pode até ser proveitoso dado o fato de ser "o país que mais produz energia de fontes renováveis não-hidrelétricas", mas definitivamente não seria a realidade do nosso país, não cabe nem comparar. Nem cabe também comparar quantos % de energia consumida na China vem das turbinas eólicas, porque esse 1% da China fariam um grande estrago em um país beeeem menos populoso (e digamos, bem menos produtivo) como o Brasil.
    Quanto à energia solar, pode não ser tão rentável, mas não traz os danos ambientais que as hidrelétricas certamente trazem, já que elas também poluem (pois é, além de alagar, retirar pessoas de suas habitações, elas poluem um absurdo!).
    E outra coisa: desde quando estamos desesperados por energia? Porque pelo visto a palavra é desespero, já que energias outras como a eólica e a solar não produzirão energia suficiente. Suficiente pra quê? A gente já tem mais de 100 usinas hidrelétricas no país! Vamos ser a Nova China a partir de Belo Monte, é? Crescer, multiplicar e produzir loucamente? Porque só sendo isso pra justificar essa demanda brusca.
    Além da parte que continua me incomodando bastante: ESTE DIABO DESTA USINA VAI TER TURBINAS DE OURO MACIÇO, É?
    Esse valor estimado para a construção da usina é mais que superfaturado, é ofensivo!
    Para mim, o país não precisa de mais um meio de desviar verbas e meus preciosos e caríssimos impostos.
    Ressalto, contudo, que estes são meus argumentos CONTRA a usina, não necessariamente contra o post. Apenas esclareço a que ponto estes argumentos a favor são frágeis. Achei importante a atitude de uma postagem contra o vídeo, já que leva a pensar no outro lado da moeda, mas para defender a construção de Belo Monte, acho que é preciso mais.
    E cá entre nós, desde quando o "limbo" que é a Rede Globo e sua galera, se envolve em algo que não lhes renda bons frutos? Porque até o Criança Esperança vira dedução de impostos, né?
    Enfim, é suspeito. Eu prefiro desconsiderar o vídeo, o marketing, e o que mais seja, e levar em conta o fato de que eu, na minha insignificância, continuo dizendo não a esta usina e aos prejuízos (também financeiros) que ela trará.

  12. Bárbara Accioly says:
    19/11/2011 at 05:00

    P.S.: Concordo também com vários comentários que giram em torno da ideia "tem coisas bem piores e ninguém se mobiliza, já que não existem interesses por trás delas". Da minha parte, me mobilizo contra todos os absurdos que a gente vê neste país: desde o desmatamento inaceitável da Amazônia para a pecuária (da qual só nos vem carne de 5ª, já que as melhores partes são exportadas), para a agricultura (que segue o mesmo padrão de ficarmos com o pior) e para o comércio ilegal de madeira, bem como para a roubalheira e corrupção gritantes, monopólios (oligopólios e carteis também), o completo desrespeito e maus tratos aos animais e qualquer outra coisa que nos traga prejuízos sócio/econômico/político/ambientais. Acho só uma pena que a Globo, tão cheia de tentáculos e poderes de persuasão, não faça algo sem querer ganhar em troca. E mesmo que ganhasse, se não trouxesse com isso um prejuízo maior e abrisse os olhos das pessoas para o que realmente não se pode e não se deve neste país, já ia valer a pena.
    Uma coisa que me faz lamentar é um país tão grande e rico não possuir uma população digna dele.
    E acho que até que "me gusta" ver mais vídeos globais sobre outras coisas. Porque se existe gente "team Globo" também existe gente "anti Globo". Até quem não pensa e não se informa, de algum jeito se mobiliza, seja só pra defender a linda Globo ou só pra ser contra, já que não gosta dela.
    E pra quem se preocupa realmente, se importa e se informa, surgem debates como este, que mostram o outro lado da moeda. Depois disso, quem raciocina pode escolher o que quer defender, seja do mesmo lado da Globo (sem necessariamente gostar dela/aceitar seus interesses ocultos, mas por ter a mesma opinião) ou do lado Não-Globo (também independente de gostar dela).

  13. hugoserrano says:
    19/11/2011 at 02:37

    Excelente comentário, Bárbara! É exatamente esse o objetivo do texto: estimular o debate de idéias sobre o assunto e, principalmente, incentivar as pessoas a questionarem as informações que recebem. Fico muito feliz em ver um posicionamento como o seu. Apenas com relação à necessidade de construção da usina agora, o nosso consumo de energia elétrica per-capita é muito baixo ainda. Entretanto, a medida que nossa economia melhora e a há um aumento de renda da população, naturalmente há um aumento na demanda por energia. Dá uma lida nesse FAQ. Essa questão é levantada logo na primeira pergunta.
    http://www.brasil.gov.br/para/press/files/faq-belo-monte-1

    Mais uma vez, muito obrigado pela contribuição para o debate!
    Abraços,

  14. Thomas Voorsluys says:
    19/11/2011 at 05:38

    Que tal, bom texto. Eu desconfio quando tem artista de + e tudo da Globo que me diz? Quanto interesse sera esta por de tras

  15. hugoserrano says:
    19/11/2011 at 02:49

    Pronto! Achei um documento que pode ajudar a tirar muitas dúvidas.
    O “Perguntas Frequentes” sobre a Usina de Belo Monte.

    http://www.epe.gov.br/leiloes/Documents/Leil%C3%A3o%20Belo%20Monte/Belo%20Monte%20-%20Perguntas%20Frequentes%20-%20POR.pdf

  16. Pieter van der Meer says:
    19/11/2011 at 12:44

    Não sou "anti Globo", mas eles gostam de ser sensacionalistas.
    E não que eu não concorde com muita coisa, mas tecnicamente questiono esse tipo de "protesto".
    Falar é fácil… mas quero ver todo mundo abrir mão de tomar banho quente, de usar máquina de lavar roupa, etc, para salvar a floresta amazônica.

  17. romero maia says:
    19/11/2011 at 10:42

    seu texto não ficou grande. mas, sim, está muito informativo e lúcido. :) ótima contribuição pro debate. abraço!

  18. Jorge Stolfi says:
    19/11/2011 at 11:17

    Comparem esta imagem do satélite LANDSAT da área a leste de Altamira http://www.ic.unicamp.br/~stolfi/EXPORT/projects/img-belo-monte/L225a/t547.png com esta planta das áreas a serem alagadas pela usina http://3.bp.blogspot.com/_Zw7UaMn21wY/S-2qddgC3lI/AAAAAAAACvE/abKxELCi6Kk/s1600/Trecho+vaz%C3%A3o+reduzida.png

    Comparem em particular a área dos reservatórios (512 km^2) com a área atualmente desmatada (manchas avermelhadas, marrom e verde claro). No olhômetro, a área desmatada equivale a uma faixa de 50 km por 300 km (ao longo da Transamazônica, a linha marrom que atravessa a foto na parte de baixo). Isso dá uns 15.000 km^2, ou seja umas 30 vezes a área de BM. Só nessa foto.

    Em particular, a área dentro da Grande Volta do Xingu já está em boa parte desmatada.. O mesmo vale para a área em volta do Xingu por uns 100 km a montante (sul) de Altamira.

  19. Hugo Serrano says:
    19/11/2011 at 14:17

    Agora pelo facebook! :-)

    Excelente comentário, Bárbara! É exatamente esse o objetivo do texto: estimular o debate de idéias sobre o assunto e, principalmente, incentivar as pessoas a questionarem as informações que recebem. Fico muito feliz em ver um posicionamento como o seu. Apenas com relação à necessidade de construção da usina agora, o nosso consumo de energia elétrica per-capita é muito baixo ainda. Entretanto, a medida que nossa economia melhora e a há um aumento de renda da população, naturalmente há um aumento na demanda por energia. Dá uma lida nesse FAQ. Essa e muitas outras questões estão esclarecidas lá.

    http://www.epe.gov.br/leiloes/Documents/Leil%C3%A3o%20Belo%20Monte/Belo%20Monte%20-%20Perguntas%20Frequentes%20-%20POR.pdf

    Mais uma vez, muito obrigado pela contribuição para o debate!
    Abraços,

  20. Olsf says:
    19/11/2011 at 15:24

    Bom texto no sentido de que ele contesta o pânico gerado pelos atores ignorantes. No entanto, o texto compara o Brasil com um monte de países que embora desenvolvidos, são pequenos. Têm muito menos área livre para instalação de qualquer coisa, inclusive de parques de turbinas.

    Outro ponto, que é mais importante ainda, é que enquanto a capacidade instalada de geração de energia do Brasil é de 107 mil MW, a da Alemanha é de 389 mil MW. Mais de três vezes maior. Isso significa que os 7% da capacidade instalada alemã (os geradores eólicos) corresponderia a no mínimo 21% da capacidade instalada brasileira. Somos um país do tamanho de um continente, ou seja, um dá pra se escolher a dedo os melhores pontos pra se instalar parques eólicos. Há espaço, conhecimento e dinheiro para instalar mais parques do que a Alemanha ou qualquer país da Europa conseguiria. Isso sem falar do nosso mar extenso, onde os ventos são muito mais fortes do que em terra.

    Acontece que não se faz um parque eólico gigantesco. Parques eólicos são espalhados por todo o território, ou seja, o Roubo Per Capita (RPC) no seu projeto e execução seria menor. O Brasil é o país das obras pontuais faraônicas. Planejar o desenvolvimento energético é muito mais difícil do que matar milhares de Km2 de patrimônio florestal.

  21. Isabelle Santos says:
    19/11/2011 at 19:33

    ainda bem que existe gente sensata nesse mundo.
    É muito fácil sair apontando os problemas e não levantar nenhuma solução e apelar pro humanismo e esquecer do desenvolvimento nacional. Há mais de 25 anos que essa usina vem sendo planejada, como vc mesmo falou… algumas coisas foram alteradas pra causar menos impacto. E a construção dela é indiscutivelmente melhor na relação custo/benefício que qualquer outro tipo de energia ( baseando-se nos dados levantados).

  22. Lidiane says:
    19/11/2011 at 17:13

    Comparar o Brasil com a Realidade da Alemanha, China, Portugal, Irlanda… é a gota d’água. A discussão não é sobre energia renovável ou não renovável. a discussão é o local onde vai ser construído a hidrelétrica. até porque a hidreletricidade domina a geração de energia no Brasil… cada um faz a sua campanha..

  23. Ricardo Rodrigues says:
    20/11/2011 at 01:16

    Boa noite Tiago.. eu li tudo com atenção, mas acho que o Hugo está cometendo equívocos… os 2% de alagamento do Parque Nacional do Xingu corresponde às regiões ribeirinhas onde vivem a maior parte dos índios.. a influência na reprodução dos peixes.. ele esqueceu de mencionar o superfaturamento tão consolidado nas obras públicas brasileiras… esqueceu também de apontar uma nova maneira de olhar para a sociedade promovendo o racionamento de energia que depende de uma tomada de consciência através de propagandas para este fim .. e a melhor maneira de se obter informações não é através de estatísticas ou o que um representante do meio "de energias" tem a falar, mas sim com os índios, quem vive lá… você já visitou a região? quantos desses já visitaram a região? … eu conheci os Kaiapós, que serão afetados pela construção desta Usina… e o número de pessoas que ele diz é incompatível com o que os Kaiapós dizem… tentei respondê-lo, mas não consegui… http://www.youtube.com/watch?v=0WTzf21aP0Q … deve se ter muito cuidado na hora de "Fabricar consensos" …o que estão fazendo com os índios do Brasil é uma barbaridade!!!!… é a mesma coisa que fazem com os movimentos sociais

  24. Ricardo Rodrigues says:
    20/11/2011 at 01:17

    Olha essa reportagem… ontem 42 pistoleiros invadiram a tribo Guarani-Kaiowá (MS) e mataram o cacique… estão exterminando a tribo em prol do Agronegócio! http://correiodobrasil.com.br/pistoleiros-invadem-acampamento-e-assassinam-cacique-guarani-kaiowa/330486/

  25. Ricardo Rodrigues says:
    20/11/2011 at 01:18

    http://www.youtube.com/watch?v=fo1peIthsoU este vídeo foi feito um mês antes da execução do cacique… o cacique denuncia os fazendeiros e jagunços que estão exterminando a sua tribo…

  26. Ricardo Rodrigues says:
    20/11/2011 at 01:39

    eu sei que a população brasileira está tendendo a se manter a mesma.. consequentemente o número de consumidores (mola do capitalismo) cairá(ou se manterá) junto à queda do consumo de energia… por este motivo acredito no racionamento de energia… assim não se terá pretexto para invadir terras de habitantes seculares, como se estes não fossem seres humanos… é a mesma coisa que alguém chegar na sua casa e falar que ela será alagada e ponto final… deve-se buscar pela energia solar, eólica e outras mais também, ao máximo dos nossos esforços! … para que vivamos em harmonia com todos, com respeito. E buscar fontes alternativas de informação!

  27. Yesum Mora says:
    20/11/2011 at 02:37

    O maior problema é que o ser humano é consumista, quanto mais tem mais quer!!! banho quente no norte e nordeste não é tão necessário como aqui no sul e sudeste então não teria necessidade de energia elétrica para banho, o chato é que ninguém cuida como deveria ser o consumo de energia e água que é usada de forma absurda deixando luz ligada e tudo na tomada sem uso mais consumindo energia, torneira aberta e vazamento sem preocupação agora para que ter mais uma usina? Para esses políticos de M tirar mais dinheiro do povo, quem já andou ou ficou um tempo em reservas eles se viram muito bem da forma que a natureza ofereceu a vida para eles, tudo isso é luxo para quem é da cidade.
    Nós sim precisamos.
    Será que além de querem separar o Pará precisa arranjar mais coisa para roubar o povo.
    É realmente de extrema importância ter essa hidrelétrica? Sem essa hidrelétrica aquele povo vai morrer sem luz eles terão como manter a energia em casa? e é lógico na rua também porque na nossa conta de luz vem também o consumo da luz pública.
    Eles darão emprego com salário digno para essas pessoas que usaram a energia dessa hidrelétrica ou vamos encontrar mais índios pedindo esmola nas estradas apenas para comer?
    Questiono mais uma vez é necessário mesmo ter outra hidrelétrica nesse país?

    Com relação ao vídeo vejo como uma forma de protesto eu não vi esse vídeo para apresentar que a globo está querendo acabar porque muitas vezes vi a globo a favor do Belo Monte.
    Também não desconsidero a possibilidade da globo financiar mais ela não está divulgando isso tão declaradamente mesmo assim com ou sem globo eu sou contra a usina Belo Monte, eu lembro da Itaipu como foi triste o fim da sete quedas.

    Minha opinião não vem da globo, eu realmente sou contra e acredito que é impossível não ter um impacto na natureza, vai ter sim e vai ser avassalador, não é atoa o que estamos vivendo catástrofes naturais cada vez mais, São Paulo suas enchentes, Rio, Santa Catarina, Morretes, Paranaguá e mesmo assim temos que continuar desmatando e construindo daqui a pouco para mais ninguém.

    Como disseram uma reflexão a partir do vídeo :)

  28. Gabrielle Sousa says:
    20/11/2011 at 15:39

    Huguinho! Amei o texto! Tu sabes o quão inconformada eu ando a respeito desse debate no twitter. Gente que respeito muito tem deturpado o assunto de uma maneira tão irresponsável que as vezes me pergunto qual o real objetivo. Enfim, grandes obras como essa devem sim desencadear discussões (matriz energetica, sustentabilidade, investimento publico, soberania nacional) mas por favor vamos poupar a inteligência das pessoas e parar de fazer terrorismo em cima de um debate! Muitos querem tirar o foco político da discussão (afinal direita e esquerda apóiam) mas isso êh impossível. Algo tão grandioso como Belo Monte nao sairia incólume ao embate político, talvez nao partidário. A discussao eh ampla e so espero que ela se torne mais adulta, com os contrarios ao projeto nao so destilando argumentos falhos (de efeito) mas sim respondendo abertamente aos desvios na argumentação utilizada. Afinal, isso êh debater!! Abs,

  29. Fabíola Silveira says:
    20/11/2011 at 20:33

    Minha gente.. muita calma com os comentários.. eu não sei se o melhor é construir ou não construir a tal Usina… Isso é algo que deve ser sim debatido, analisado e pensado.. pra que seja feito o que realmente seja melhor pra todos.. e não apenas pra quem tá ganhando dinheiro com isso.. Caso seja o melhor.. vamos apoiar.. caso seja ruim vamos lutar pra que não seja construida.. Só queria que soubessem um detalhe… no vídeo os atores globais envolvidos fazem parte de uma ONG chamada MHUD – Movimento Humanos Direitos – http://www.humanosdireitos.org/ São pessoas muito concientes e que lutam por uma vida mais justa, humana e digna… Se estas pessoas dizem NÂO.. é porque realmente acreditam nisso… e porq

  30. Fabíola Silveira says:
    20/11/2011 at 20:44

    Eles se unem e atuam em diversas situações.. contra violência, injustiça social, devastação da natureza, tráfico de pessoas, trabalho escravo e infantil, exploração sexual infantil, entre muitas outras.. Agora porque fazem parte de uma grade rede de tevisão.. jugarmos que foram contratados com interesses sujos pro traz da propaganda.. aí é muito complicado.. Não quero defender nenhuma posição, porque realmente como muitos, estou confusa sem realmente saber a melhor solução.. Mas sim.. pra pedir que antes de julgar os outros procurem saber quem são, o que fazem.. Peço que olhem o site da ONG e vejam o trabalho deles.. muito bonito e digno.. pra que saibam que apesar de famosos e globais.. eles perdem um minuto precioso do dia deles pelo social..

  31. Djam Lima says:
    20/11/2011 at 17:48

    Alguém já procurou saber quantas ONGs internacionais existem na defesa da Amazônia? E no Nordeste, quantas são? Será que morre mais índio de fome na Amazônia do que rurícolas no Nordeste? Ou será que na Amazônia existem mais riquezas – econômicas ou não – a despertar o interesse delas? Procuro manter os olhos e ouvidos bem abertos com esses Stings e cia.
    As hidrelétricas desempenharam, desempenham e continuarão a desempenhar um papel estratégico no desenvolvimento do nosso bendito país. O que seria o Nordeste hoje se não existissem o complexo de Paulo Afonso, Xingó e Itaparica. E o que dizer do Centro-Oeste sem Sobradinho. E o São Francisco não morreu como muitos ambientalistas e padres suicidas de plantão pregavam. E nem vai morrer com a transposição. Um impacto aqui, outro ali, mas o saldo foi e será positivo. Temos conhecimento e tecnologia para isso.
    O que lamento é que essas pessoas se vendam para passar uma informação que não guarda coerência com toda a verdade dos fatos. Pessoas que se dizem preocupadas e defensoras do povo indígena, desde que esses miseráveis fiquem lá na floresta, longe das cidades. Pessoas que não dispensam o seu automóvel e continuam poluindo essas cidades. Que não abrem mão dos seus chuveiros elétricos, condicionadores de ar, celulares, secadores de cabelo e chapinhas, todos movidos à eletricidade. Elas diriam: “faço isso por vocês, desde que não cortem minha luz”.
    Se observarmos de perto, são as mesmas pessoas que sobem nos palanques de políticos corruptos, vendendo suas imagens naqueles showmícios, em troca de 30 moedas.

  32. Fabíola Silveira says:
    20/11/2011 at 20:53

    E não pensem que é mais uma ONG que existe pra desvio de recursos públicos.. pq não é.. Eu descobri há alguns anos esta Ong e venho acompanhando pela internet o trabalho deles.. já que não tenho nenhulção com eles que não seja de admiração e respeito.. São pessoas´públicas que fazem esse trabalho sem segundas intenções.. eles não ficam se exibindo pra dizer que são bonzinhos.. não são ricos.. fazem seu trabalho com muito sacrifício.. e apoio dos próprios membros da Ong.. E tem um trabalho maravilhoso em prol de uma vida melhor não só pra eles, mas pra todos nós… Façam como eu.. pesquisem sobre o trabalho deles que é feito há muitos anos, mesmo com muito poucos sabendo disso, e tirem suas próprias decisões… Eles apenas defendem a linha de pensamento em que acreditam.. E isso é o que nós também devemos fazer.. analisar todas as opniões e chegar a nossa própria, independente de ser a defendida pelos globais ou não…

  33. Jeanine Barros says:
    20/11/2011 at 21:08

    http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1008607-altamira-decide-pedir-suspensao-de-belo-monte-veja-video.shtml

  34. Luiz Carlos Portella Filho says:
    21/11/2011 at 09:03

    Muito bem expostas suas idéias, Bárbara, mas merecem um retoque técnico. Qdo se fala em energia temos que dividir o assunto em 2: PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO. Em grandes países como o nosso o desafio de distribuir é, por vezes, maior que o de produzir.

    A região norte sempre sofreu com o problema de distribuição de energia mesmo que gere alguma. Belo Monte surge como uma possibilidade de resolver, também, este problema.

    Ademais, não há desespero por energia e, mesmo que eu e o governo discordemos em tudo, PLANEJAMENTO é a palavra de ordem quando se trata de infra-estrutura, especialmente produção e distribuição energética. Um governo minimamente sério trabalha com demanda de energica com um um horizonte de 20 anos!!!!

    Afinal, estamos crescendo e precisamos empregar nossos jovens e desenvolver nossas industrias e nossa agropecuária…. e levar luz ao homem do campo…. e, muito especialmente, desenvolver de maneira justa e sustentada a região norte do Brasil. Apenas uma opnião.

  35. Luiz Carlos Portella Filho says:
    21/11/2011 at 09:09

    Dificil comentar um post que começa com "banho quente no norte e nordeste não é tão necessário como aqui no sul e sudeste então não teria necessidade de energia elétrica para banho…" Dois probleminhas aí… o primeiro é que tem um certo ranço de preconceito (ahhhh nordestino, tome banho frio para ajudar o sudeste a ter mais energia, por favorrrr!) o segundo é que é tão, mas tão reducionista que fica impossível continuar a conversa.

  36. Luiz Carlos Portella Filho says:
    21/11/2011 at 09:11

    Ohhhhh e põe treta nisto!!!!! Eu moro na Europa e sei exatamente de onde vem a treta…. Há uma campanha aberta contra a construção de Belo Monte por aqui… Na verdade o melhor emprego do mundo é ser ambientalista na Europa já desmatada e devastada… aí vc fica encarregado só de proteger a mata alheia e impedir o desenvolvimento de outros países. Em resumo é um tiro no pé. Mas os atores da globo que moram no baixo leblon e protegem o alto xingu não estão interessados nisto.

  37. Luiz Carlos Portella Filho says:
    21/11/2011 at 09:13

    No dia em que os atores da globo venderem seus apartamentos de luxo no baixo leblon e se mudarem para o alto xingu, eu assino aquela merda de petição que eles estão torrando o saco para que a gente assine. Antes disto eu me recuso. Não curto hipocrisia.

  38. Yesum Mora says:
    21/11/2011 at 10:41

    Se você achou que foi só isso então não entende o problema da situação! Estou falando da destruição de uma comunidade só para alguns tomarem banho quente não do sudeste do norte mesmo, e isso nem vai acontecer pelo calor que existe naquele lugar. Detalhe o banho não é o foco. Se foi realmente feito uma leitura da discussão aqui criada você deve saber que o banho vem para o comentário de outro.
    Assistiu o vídeo da Jeanine? Ouviu o que as pessoas dizem sobre isso? Não sobre banho que isso não vem ao caso, sobre usina?
    Então quando autor diz no seu primeiro parágrafo que a leitura será longa inclui também leitura de várias postagens, por esse motivo o que eu postei aqui não tem referência apenas ao texto que está acima.
    Aqui é para abrir discussões e opiniões referente a um contexto geral sobre Belo Monte.
    Se focou só no banho é porque não percebeu que a coisa é muito pior que banho quente.

  39. Luiz Carlos Portella Filho says:
    21/11/2011 at 11:44

    Yesum Mora Pois é… não vai dar mesmo para requentar a nossa conversa. Você diz que eu não entendi o "problema da situação" (sic!), mas insiste no banho. Você ainda acha que vamos dizimar um povo!!! para que alguns tomem banho quente!! Ora, aí fica complicado. Sim, muito mais do que ler isto ou ver aquilo, faz parte das minhas funções entender mais sobre planejamento público. Ou seja, não tenho interesse direto na construção de dita usina ou de qualquer outra…. apenas interese no progresso do meu país e isto inclui, sim, a oferta de energia.

    Não quero ver o meu povo, de qualquer estado, comendo capim e ganhando espelhinhos dos gringos só porque foram bonzinhos e preservaram a floresta e não alagaram um pequeno percentual de uma terra indígena muito maior do que indicaria o bom senso.

    Quero o progresso sustentável… quero que o povo do norte tenha oferta de energia para industrializar sempre mais aquela região… Não somos os guardiões da floresta.. não sou índio… sou um brasileiro que luta pelo progresso do meu país e que vê a necessidade de empregar milhões, melhorar a vida de outros tantos milhões… Tenho outras lutas, mais concretas, mais urgentes…. Não posso lutar por índios que terão um percentual de suas terras alagadas (e ficarão com outro enorme pecentual) quando sei que morre mais gente POR DIA nas nossas grandes cidades, vítimas do crack, só para citar um exemplo.

    Sempre haverá quem lute por bandeiras mais limpinhas. As minhas são mais concretas e, como eu disse, têm pressa.

  40. Helio Bentzen says:
    21/11/2011 at 11:48

    Yesum Mora, há necessidades maiores pelo norte, bem maiores que fogem do superficial. Lá se sofre constantemente com queda de energia e se importa muita energia dos EUA. Além disso, lembre-se que essa energia será enviada para vários locais do Brasil. Lembra-se dos apagões recentes? Até hoje pagamos a dívida deles. Além disso, há muita demanda no norte/nordeste do país que irá alavancar alguns setores industriais.

  41. Helio Bentzen says:
    21/11/2011 at 12:05

    Ricardo Rodrigues, acho muito válido seu argumento e totalmente coerente. Primeiramente, o texto não tem intuito de fabricar um consenso, mas de fazer uma crítica e buscar algumas informações da web. Temos que convir que a visão pró-belo monte disponível é bastante limitada em argumentos, mas claro, é importante entender algo que certamente possui bastante ruído até o momento que chega em nossos olhos.

    Concordo que deva haver consciência popular, mas pelas vontades governamentais essas são medidas que não acompanham suas demandas industriais e não asseguram novos ~saques~ de orçamento para mitigar novos apagões. Além disso, há na região norte alguns projetos de expansão produtiva e até mesmo de urbanização. Obviamente, não podemos ser inocentes em saber que isso poderá ser uma faca de dois gumes: de um lado poderemos ter maior controle das barbaries que ocorrem no Norte, tal como grileiros que fazem o que querem e isso se deve a falta de qualquer controle na região, além da extração ilegal em que o cenário se assemelha a uma terra totalmente sem lei. Mas, de outro lado, até que ponto esse controle terá um punho social e sustentável? Vivemos em um país em que fundações que deveriam nos dar reguardas e apoios nos sabotam diariamente.

  42. Yesum Mora says:
    21/11/2011 at 13:44

    Ola, Desculpe esqueci que estou como Yesum meu nome é Simone. Concordo com você sei que estamos crescendo e sei também que uma das reclamações impostas do povo de Altamira é a promessa não comprida, para não termos vítimas de droga e ladões na cidade. Eles prometeram casa e escola e hospitais e não fizeram isso até o momento. (problemas políticos!!!) É por isso que fico indignada largaram todo o povo lá por causa de alguns que precisam ganhar o seu.

    Nos sabemos é uma usina super faturada, nós sabemos também que não vai usar parte do que ela pode fazer, e se continuar como está mais 50 anos teremos que fazer outra usina e assim vai, cadê a real evolução?

    Poxa concorda que não existem mais a noite nas grandes cidades? sim não podemos caminhar no escuro porque corremos o risco de ser vítima do descaso do governo os ladrões que andam pela cidade um busca de um dinheiro para comprar sua droga para esquecer a M de vida que lhe oferecem. em casa quem cuida do uso da energia? aparelhos fora da toma, um uso consciente da energia. no local onde trabalhamos tem janelas aberta com luz entrando e luzes acesas.

    Não estou contra a evolução do país, mas sabemos também que um país não cresce sem antes aplicar no potencial humano pois é ele que vai fazer uso dessa evolução. Como disse no início o ser humano é consumista e sempre vamos precisar de mais, e se tiver menos esforço e não me prejudicar diretamente, tranquilo!!!

    Não estou aqui para brigar estou aqui para colocar a minha opinião, tem pessoas que são a favor e outras que são contra, ótimo temos que aprender a viver com as diferenças.

  43. Fabíola Silveira says:
    21/11/2011 at 14:58

    Incrível.. como vcs continuam associando o vídeo a rede globo… tanta coisa importante pra discutir, como por exemplo, a construção da Usina.. e vcs perdendo tempo em fazer protesto contra Globo… Que lindo isso.. vai modificar o mundo… Não é pq as pessoas do vídeo trabalham na Globo.. que o vídeo é de responsabilidade da mesma… Eles "trabalham" na mesma "Empresa".. e por isso se conhecem e são amigos… e estas pessoas fora do expediente tem direito de fazer outras coisa que não sejam trabalhar pra Globo.. Existe vida após trabalho (empresa)… Quer dizer que se eles trabalham na grande GLOBO.. eles não podem fazer mais nada por fora.. não podem ter um trabalho social independente da Globo…??!!! Vamos maneirar, galera… Vcs podem não concordam com a posição que eles defendem, as pessoas defendem, e não que a Globo defende… Discordem… ninguem é obrigado a aceitar a posição do outro.. Agora fazer discurso envolvendo a imagem deles a da Globo… Onde no vídeo vcs viram o nome da globo…?? eu não ví… Mas tudo bem vcs sabem tudo mesmo.. não se deram nem ao trabalho de visitar o site da Ong: http://www.humanosdireitos.org … Se vcs vão dormir com a consciencia tranquila, ótimo.. Julguem, critiquem, façam tudo que acharem por bem fazer.. Cada um pode fazer o que bem entender.. é livre até pra matar e roubar.. mas espero que possam dormir em paz e com consciencia tranquila… após isso..
    Eu não tenho nenhum vínculo com a Ong.. mas me dei ao trabalho de pesquisar o trabalho deles.. e não é muito dificil, não.. quem conhece o Google.. sabe bem disso… Mas vai dar muito trabalho, não é.. Mas fácil ficar falando mal.. sem saber do que tá falando… O boca é livre pra despejar o que quiser.. inclusive injurias, difamação, agressões.. e tudo mais…

  44. Ricardo Rodrigues says:
    21/11/2011 at 12:52

    Helio Bentzen .. sim Helio.. reparei que o texto não tinha mesmo o intuito de fabricar consenso e sim de promover o debate… concordo que a campanha gota d’água esconde interesses e que se fosse mais clara poderia contemplar novas maneiras de ser e estar no mundo … a ideia de progresso foi designada por outrem em nossa mente como se realmente fosse saudável… porém o que se vê não é bem isso… acho que a não construção de Belo Monte será uma conquista… agora, se tentarem construir a termelétrica, também serei contrário e se conseguirmos impedir será uma nova conquista… e aguentaremos viver sem energia elétrica sim.. até nossos ancestrais recentes conseguiram!….
    Essas barbáries e os grileiros são um caso complicado… as vezes penso que só o terrorismo (assim como Lampião) pode exterminar com esta praga de seres humanos! Mas enquanto isso me esforço para andar com meus próprios pés (não usar ideias alheias), buscar a paz interior (sem ela não podemos tomar decisões acertadas) e estar consciente para melhorar o ambiente que ocupo.

    Luiz Carlos Portela Filho, você está falando sobre índios que vivem há muito tempo neste continente.. é muita insensibilidade chegar devastando sem estabelecer um acordo (o cacique Raoni depois de tentar o ano inteiro irá se reunir dia 23 de dezembro com a Dilma… 23 de dezembro mesmo, véspera de Natal, quando a sociedade inteira costuma ficar alheia ao que se passa para festejar).. e acho que você está enganado em outras coisas… este “progresso” não ajuda nem um pouco a região, isto é uma propaganda enganosa… quem costuma trabalhar nestas Usinas vem de fora (devido ao estudo que tem… há trabalho de pedreiro para quem for da região. E é trabalho temporário).. Exemplos? Vale do Jequitinhonha/MG… a própria Itaipu/PR (desapropriou mais de 40 mil pessoas que moravam nas margens do rio e que dependiam da agricultura de subsistência sem lhes dar outra terra para morar… estas pessoas foram morar em Medianeira/PR ou então entraram no Movimento Sem Terra.) e etc…
    Você não é melhor que ninguém, Luiz Carlos! Observe as metrópoles do Brasil mesmo… um povo de zumbis, alienados… que nem prezam pelo conhecimento de si próprio, do propósito da vida no planeta e nem por se colocar no lugar do semelhante.

  45. Helio Bentzen says:
    22/11/2011 at 00:56

    Ricardo Rodrigues é uma situação delicada mesmo. O problema é que todos estudos feitos (sendo manipulados ou não) mostravam que essa era a opção menos onerosa. O fato é que no Norte, como dissemos aqui, há muita falta de leis. Sendo pragmático, as obras começaram por lá já. Acho difícil qualquer retrocesso, ainda mais quando se fala de empreiteiras de muito poder… Minhas esperanças no momento é que a urbanização que chegue por lá possa gerar emprego a tanta gente que vive abaixo da linha de miséria em Altamira e por sua vez, gere o menor impacto possível nos índios e na vegetação.

  46. Helio Bentzen says:
    22/11/2011 at 01:04

    Yesum Mora perfeito. Concordo totalmente com você. Mas, cabe a nós, sociedade lutar por isso. Mostrar que não podemos conviver com tal postura inerte dos governantes. Os políticos de Belém estão morrendo de medo da divisão do Pará em 3. E por que será? Eles nunca fizeram nada pelo oeste e sul do Pará. Mas lá ha jazidas, ha a Vale.. em contrapartida do mesmo lado há grileiros em massa, há muitas palafitas em Altamira, etc. Acho que esse tipo de luta é bem relevante. Sinceramente, as obras já começaram a serem tocadas em Belo Monte. A discussão da hidroelétrica de lá já foi feita há anos e anos. Só agora com obra aprovada houve essa mobilização e a culpa é nossa. A omissão é nossa. De fato, por lá os estudos poderiam ter sido mais aprofundados quanto a alternativas. O que nos foi apresentado foi a melhor proposta em termos de custo/benefício. Eu procurei bastante fontes que dissessem o contrário, que mostrasses que a opção eólica fosse melhor, mas só vi especulação e nada concreto. Acho que todos aqui lutamos por um Brasil melhor, mas infelizmente, vemos através dos olhos de estranhos, vemos números, pouca realidade, muitos tapumes.

  47. Helio Bentzen says:
    22/11/2011 at 01:30

    Fabíola Silveira, calma ;) A Globo realmente não se responsabiliza por isso. Muito obrigado pela informação da ONG. Andei pesquisando e de fato não há problema aparente na ONG. Ela foi fundada por um grupo de artistas (a maioria da Globo, mas como disse, não a emissora não tem relação com isso). A atual diretora é a Dira Paes, por sinal, a única Paraense do grupo. Há realmente muita causas boas. Porém, você há de convir que o formato que o vídeo foi feito é extremamente apelativo e utiliza sim elementos do FUD, mesmo que eles tenham feito isso na inocencia. O que acho improvável. Há muita gente de comunicação envolvida no vídeo. O que me preocupa é como essas informações sobre Belo Monte foram captadas, quais empresas financiam a ONG. Esse tipo coisa que é difícil saber. A maioria dos artista lá vivem no Rio de Janeiro e certamente jamais optariam por morar no Sul do Pará. Boa parte sequer nunca foi lá, né?

  48. Bárbara Accioly says:
    22/11/2011 at 05:27

    Eu entendo o que você fala a respeito de ter um planejamento pra o futuro, infraestrutura, crescimento e tudo mais.
    Mas a única coisa que vejo nisso é o de sempre: o problema não é a falta de recursos, nem precisamente a distribuição, como você falou. O problema do Brasil é o INTERESSE em utilizar E distribuir os recursos.
    Obviamente não sou especialista, tem mesmo muita coisa, muitos pormenores que eu não sei/não entendo, mas pra mim a grande questão de Belo Monte é a parte administrativa. Vai ser mesmo tudo que prometem? Porque ela traz vários riscos e prejuízos, não só ambientais. E o principal pra mim é: vai mesmo funcionar? Vai mesmo gerar emprego e melhorias, especialmente à região Norte, como você mencionou? Ou vai ter desvio? Ou vai ser sucateada? Ou vai ser mais um "espetáculo" na nossa política de pão e circo?
    Você me entende? É muito risco pra pouca certeza, porque no Brasil as coisas não são levadas a sério. Pelos políticos, que distribuem conforme lhes interessa e desviam quanto lhes apetece e pelos próprios brasileiros, que presenciam essas baixarias calados e ainda por cima elegem Tiririca como protesto (nada contra a pessoa dele, sim contra a atitude patética deste "protesto").
    Eu não sei dizer em números a real situação, mas fiquei impressionada em saber o quanto do que o nosso país produz (relativo a PIB, impostos e demais formas de arrecadação) é "destinado" à saúde. Se fosse verdade, se o que "é destinado" fosse "entregue" vamos assim dizer, a nossa saúde pública seria incrivelmente melhor que a área privada como conhecemos. Imensamente melhor, ouso dizer. E eu trabalho em um hospital público, sei de perto o que é aquilo ali. E me diga: falta recurso? Não, falta verdade. Assim como pergunto: falta comida no nosso país? Não, aqui falta humanidade. Falta a alta cúpula querer alimentar o nosso povo, não o gado dos EUA. Acordos comerciais são fundamentais, eu sei. Mas eu acho que cuidando de casa é mais fácil render e produzir pra fora.
    Enfim, são coisas que puxam umas às outras, e no fim está essa baderna: má organização, falta de estrutura, corrupção e o povo sem emprego, sem comida, sem educação e sem saúde. Faltaria algo disto em um país como o nosso se tudo fosse feito como prometido?
    Espero ter expressado corretamente meu ponto de vista, porque como disse, é só uma opinião. Pode ter muita coisa envolvida que eu não saiba e pode realmente vir a ser tudo que promete, mas tratando de Brasil, ando mesmo muito cética.

  49. Rafael Nars says:
    22/11/2011 at 06:41

    o problema é esse. todo mundo é expert no assunto.
    De um lado, uns acusam o vídeo de ter interesses velados só pq tem atores famosos. Aí ligam a globo e a conspiração mundial ao vídeo e não se dão ao trabalho de ir ao site ler a petição que está sendo assinada, que pede simplesmente "um debate aberto".
    Do outro, os anti-belo monte, que acham q energia solar é a palavra mágica que resolve todos os problemas.

    O único comentário que tenho a fazer sobre o vídeo é: é marketing, vende uma idéia, igual qualquer outro vídeo. Não é o satã (globo) nem o puritano salvador the pátria. Está lá pra trazer as pessoas pro debate. Se o governo é o 8, empurrando o projeto goela abaixo, o movimento é o 80. Natural de qualquer negociação entre forças opositoras.

    Seu primeiro parágrafo é tão "espalhador do medo e do terror" como o vídeo que você critica. O movimento não tem nada a ver com a Globo, conforme constatei após pesquisar. Tive a mesma impressão que muitos (sobre vinculo com a globo) e entrei no site "só pra ver o absurdo que vai ter aqui". E me surpreendi com uma petição que pede o debate claro e aberto the questão. Acho que é um pedido extremamente sensato, considerando o porte the obra e o carnaval que foi feito das licenças ambientais… e também considerando que é parte do PAC, que foi feito pra virar plataforma de campanha pra eleger a Dilma, e hj tem a maioria das obras atrasadas e superfaturadas.

    Pra quem fala de fantasmas de interesses internacionais, podiam vir um pouco mais pra realidade e ver que o interesse mais claro é o das construtoras e dos envolvidos na obra aqui do Brasil. Que the pra desviar MUITO dinheiro de uma obra de 30 bi. Não estou negando que talvez existam interesses internacionais, só estou dizendo que são muito mais abstratos que os interesses internos aqui. E talvez os interesses internacionais sejam o contrário na verdade, que a gente gere energia e exporte energia indiretamente, através de produtos primários não industrializados que voltam ao Brasil como produto industrializado 3x mais caros no fim the cadeia (ex: alumínio).

    Sugiro o seguinte artigo apenas pra visualizar outros fatores envolvidos na discussão, e mais um punhado de número que talvez faça algum sentido: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2011/10/belo-monte-nosso-dinheiro-e-o-bigode-do-sarney.html.

    resumindo minha opinião: acho o vídeo válido pois traz as pessoas pra discussam (através das caras conhecidas the novela, por que não), acho o movimento válido pois pede o debate aberto the questão, e acho que a maioria das opiniões formadas que vemos são visões parciais de quem não estudou a fundo o assunto mas ainda assim acha normal sair pregando o que acha como verdade absoluta. Hoje sou contra, não pelos números em si pois não achei nenhuma matemática que me desse conforto em assumir uma posição, mas sim pela postura política de fazer de tudo pra passar a obra, passando por cima de tudo, custe o que custar.

  50. Ricardo Rodrigues says:
    22/11/2011 at 15:29

    Concordo contigo Helio. A omissão é nossa! E também concordo na presença dos elementos do FUD na campanha…
    Estou pretendendo viajar pelo Brasil para conseguir fazer uma campanha de conscientização, um tipo de jornalismo andarilho… a ideia é ir à pé do Triângulo Mineiro ao Rio de Janeiro (dormindo nas estradas e em Albergues Municipais, testando as assistências sociais, entrevistando andarilhos, mendigos, índios, guias espirituais, prostitutas, fazendeiros e etc) e depois cair para o interior do Brasil, fazendo críticas à maneira de como se vive no planeta e propondo mudanças, além de estarmos abertos às mudanças em nós mesmos: http://viralatasnaestrada.wordpress.com/os-vira-latas-na-estrada-triangulo-mineiro-ao-rio-de-janeiro/
    Se quiserem contribuir com alguma ideia durante o percurso, fiquem à vontade para sugerir!

  51. Augusto André says:
    24/11/2011 at 17:24

    Muito se fala em desenvolvimento sem nem sequer debater o fundamento deste. O que significa desenvolvimento? Mais carros na rua? Mais alimentos industriais causadores de câncer, consequentemente mais aparelhos para hospitais(dão a doença, e veja só, a solução), aumentar a corrupção, o número de industrias poluentes? Ahh sim… fazer girar a economia.
    Que economia é essa? A terra da tudo que precisamos para viver, mas inventamos problemas para nos preocupar, e esses problemas são nominados de valores, criando uma tal de economia que em sua maioria se baseia em valores fictícios.
    Queremos, ainda por cima, eliminar povos que querem viver com o que a terra dá. O texto acima diz que são apenas 300 índios que vão ser afetados. Tive a oportunidade de ter contato com algumas tribos afetadas pelo projeto. Somente a tribo Kayapó tem mais de 500 habitantes, sendo mais de 30 tribos afetadas pelo projeto, incluindo o povo ribeirinho, creio que a conta passa, de longe, da informação que a construtora passa para o povo.
    Pergunto a todo o povo brasileiro: Estamos mesmo precisando de energia? Quem divulga essa idéia é o mesmo que tem interesses na construção da usina, não parece óbvio? Tive a oportunidade em brasília de conhecer nosso sistema de política, conversando com muitos senadores, deputados e ministros. Me decepcionei ao perceber que ninguém se importa com nada, que as leis apenas passam pelas câmaras como se fosse mais um dia de trabalho comum, como se estas leis não fossem mudar a vida de milhares de pessoas. Temos um ministro de minas e energia que não tem sequer o ônus do conhecimento energético, e é de lá que vem a informação de necessidade energética.
    Falando em dados, vamos pegar por exemplo o orçamento básico da construção da usina na época do governo Lula que era de R$ 4 bilhões, hoje o orçamento ja alcançou a marca de R$ 36 bilhões, tudo para engordar o bolso da turminha do Sarney.
    Falando em Sarney, esta praga, o interesse na Usina não é o da energia gerada, que será pouco, já que ficará meses parada em função da baixa do Rio Xingú, mas sim do desvio de verba na obra.
    Alguém ja falou das GEOTERMAIS? Gostaria de mais informação deste tipo de usina.
    Amigo entendo seu ceticismo em relação a tudo isso, até porque a maneira como enfocas seu texto reflete o que aprendemos na escola, que infelizmente é coordenada pelo governo e seus interesses, estipulando o material a ser estudado. Desejo muita sorte na caminhada e que esclareças tuas dúvidas, assim como busco esclarecer minhas.

  52. Ricardo Rodrigues says:
    30/11/2011 at 15:12

    Concordo contigo Augusto!

  53. Helio Bentzen says:
    05/11/2012 at 17:14

    Parece que ressuscitaram essa pauta.

  54. Graziela Melo says:
    05/11/2012 at 17:24

    diversificação da matriz energética. Não tem como extrair tudo de uma fonte só. Desperdício tambem nao aproveitar os ventos nem o potencial solar.

  55. Kelly Aguiar says:
    05/11/2012 at 17:25

    Pior que foi… Tá parecendo praga de novo!

Comente

Click here to cancel reply.

  • Arrobazona

  • Byte Que Eu Gosto Fottus O Buteco Sedentário Treta Ocioso Portal Cab Ueba Pixel Coffee

    Links

  • Não Salvo
  • Hunf
  • Geek Café
  • Droider
  • Gordo Nerd
  • Malvados

    Categorias

  • Artes, Cinema, Cultura
  • Curiosidades
  • Esportes
  • Fragmentos, Sociedade
  • Games
  • Humor
  • Internet, Videos
  • Nerd
  • Tecnologia

    Informações

  • Sobre
  • Parceria
  • Anuncie

    Designers

  • Liza Siqueira
  • Stenio Melo
Top